sexta-feira, 2 de março de 2012

CHAMADOS OU OFERECIDOS ?

 CHAMADOS OU OFERECIDOS  ?                 
         
         A Bíblia fala de forma categórica e veemente, que roguemos ao Senhor da Seara ( Mt 9.38), para
que envie Ceifeiros para trabalharem na sua Obra com dignidade e legitimidade. Não devemos isolar o texto, iremos contextualizar a  leitura, pois nos ensina lições importantes, iniciaremos  a partir  do versículo 35. Vejamos as características daqueles que DEUS vai enviar para a sua Seara,  pois o Mestre JESUS nos deu a receita de como prosperar na  missão que nos fora  confiada. Mt 9.35 – E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades  e moléstias entre o povo.

 ( a )  Percorria Jesus todas as cidades ... 
       Isto  nos   fala  de  disponibilidade e  prontidão  para   servir  a  Igreja  com  o  nosso trabalho sem  limitações  Geográficas, étnicas  e  econômicas  pois  nos nossos dias muitos só  se  posicionam  como chamados para os melhores lugares, esquecendo-se que Deus coloca no muito aquele que for fiel no pouco, pensemos somos obreiros do Senhor e devemos estar a disposição do seu Santo Ministério aqui na terra. 
     
 ( b )  Ensinando ...        
     Não tem como  o    chamado exercer seu ministério se o mesmo não ensinar a Palavra de Deus,  na medida  em  que as doutrinas Bíblicas vão sendo  aplicadas,  Deus promove o crescimento da sua obra e  logo os crentes adquirem  conhecimento e se firmam na presença  do Senhor  ( Mt 28.19-20; At 8.36),  não ficando vulneráveis a falsos ensinos conforme nos adverte a Bíblia em (I Tm 4.1), considerando que vivemos   os últimos dias da Igreja na terra.
     
 ( c )  Pregando ...      
     Em muitos lugares a Palavra de Deus não tem mais prioridade,  realizam cultos extensos com muito barulho, inúmeros cânticos não restando tempo para o  principal  a pregação da Palavra, a mesma deve estar integrada  a  nossa  verdadeira  liturgia, sem  a mesma  continuaremos a ver lugares cheios de pessoas vazias, observemos  o  ide  de Jesus  ( Mc16.15,16), e  preguemos  sua  a  Palavra  para  produzir  a  fé  que  salva (Rm 10.17).
       
 ( d )  Curando ...        
      Os sinais de Cristo são prometidos na Bíblia ( Mc 16.18), os verdadeiramente chamados recebem tal poder ( Lc 10.19), que  nós  façamos  uso  do  nome do Senhor  para  repreender  toda enfermidade pois sabemos que ele tem todo o poder ( Mt 28.18; Fp 2. 9).

                Mt 9.36 – E, vendo  a  multidão, teve  compaixão  deles,  porque  andavam  desgarrados e errantes, como ovelhas que não tem pastor. 
      Os  que  são  chamados  devem    pautar  seus  ministérios no amor as almas perdidas ( I Co 13.3;
Sl 126.6; I Jo 4.19-21; Jd 23), pois nosso Deus deu o exemplo ( Jo3.16), por amor a nós deu seu filho  para nos salvar, lembremos  também  de Moisés que intercedeu pelo povo por ele liderado ( Ex 33.32), pensemos e avaliemos se nosso ministério esta firmado no verdadeiro amor.

                Mt 9.37 – Então  disse  aos  seus   discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.            
     Além de nos advertir sobre a pequena quantidade daqueles que se dispõe  a estar nesta seara vejo nas  entrelinhas  do  texto  uma  verdade  para  nós, o chamado deve reconhecer que a causa do evangelho e consequentemente a  seara  do Mestre Jesus são maiores e mais importantes que ele, nós existimos em razão desta necessidade e devemos ganhar almas preciosas para o Reino de Deus, e melhor irá nosso ministério  se guardarmos esta verdade.

                 Mt 9.38 – Rogai  pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara. 
Finalmente chegamos a este mandamento do Senhor que nos adverte a orar, observe ao   dono da seara, vejamos ela tem um dono não pertence a mim nem a você, que nós possamos observar esta palavra e termos o cuidado com as coisas que pertencem a Deus ( I Tm 4.16). Hoje temos muitos que após migrarem de vários lugares se colocam como solução para o tema acima tratado, vejamos um exemplo, um funcionário traz  consigo  seu  currículo  e  referências  não seria  de  igual  modo observarmos também a história dos tal miraculosos, para  que  sejam aptos  a servir o Santo Ministério. Após alguns anos servindo a Jesus observo que temos de ser criteriosos, pois quem  conhece  os  atalhos  de  uma  estrada  é quem a percorre todos os dias. Uma avalanche de falsos obreiros com princípios questionáveis e desígnios de divisores, desobedientes, amantes de  si  mesmo, espancadores, orgulhosos, e sem  firmeza  ministerial,  tem  surgido  em  nosso meio, amados  irmãos  fiquemos  atentos  pois  estamos  fazendo uma  grande obra (Ne 6.1-4), e devemos pedir a Deus  força  (Ne 6.9), porque o inimigo  manda  os  seus  para  tentar  nos parar, vigiemos com aqueles  que chegam ao muro em que estamos trabalhando e tenhamos discernimento (  Ne 6.12 ), pois Deus  conta  com você que a exemplo do Apóstolo Paulo é um escolhido ( At 9.15), observemos se os que se aproximam são de  fato  chamados ou  oferecidos  pois os tais não tem parte neste ministério ( At 8.17-23; Ne 3.20), dura é esta palavra porém necessária para os nossos dias. 

          Pr.Uilson Lopes 
         Assembléia de deus no Ipiranga - Boituva - SP uiltad@bol.com.br 

Nenhum comentário: