quarta-feira, 16 de janeiro de 2013





Sl 40.17 - Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim: tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.

Gostaria de compartilhar convosco esta palavra que norteia uma das maiores necessidades que temos no que tange nossa comunhão com Deus, o verso em questão traz a afirmação do salmista que desfrutava de um Deus que dispensava cuidados especiais para com sua pessoa, observemos a expressão da sua fala que de forma direta singulariza uma ação de Deus essencial para sua existência. Vejamos então como podemos chegar a esta convicção, vos falarei de sete atitudes, Relacionamento, Reconhecimento, Receptividade, Confiança, Gratidão, Obediência e Amor para com as almas, para desfrutarmos dos cuidados de Deus, para isto vos convido a análise abaixo:

1 - Relacionamento
     
Sl 40.1 ”...ele se inclinou para mim ... ", não obstante  o criador  cuidar  de todos  seus  filhos  algo   maravilho acontece e vem à tona, pois  evidencia  que nós  servimos  um Deus  que se preocupa individualmente com nossa vida, exercitar um contínuo relacionamento, diálogo, comunhão e vida de oração, nos fará desfrutar de respostas da parte de Deus, “...ouviu o meu clamor ...”, fica claro que devemos interagir com o criador para que tenhamos experiências que nos proporcionarão possuir confiança que nosso clamor chegou ao trono da graça.

2 - Reconhecimento
    
Sl 40.2 "Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo,      pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos"  

Muitos em nossos dias não se sentem cuidados por Deus porque se esqueceram do lugar de onde foram resgatados  que certamente os levava a ruína, não exercendo assim a gratidão devida e constantemente afirmam ser melhor voltar ou nunca ter saído do Egito (Ex14. 11,12), os que assim procedem nunca poderão de fato conhecer verdadeiramente o nosso Deus, e consequentemente usufruir de seus cuidados, devemos exercitar um genuíno reconhecimento por tudo quanto Deus tem por bondade realizado em nossas vidas. Não sejamos oportunistas e temporais, nossas decisões de hoje determinarão nosso futuro, infelizmente em nosso meio existem crentes deformados pelo ímpeto do imediatismo, mas os que são de Deus são guiados pelo Espírito Santo e esperam na sua Palavra com fidelidade e perseverança.

3 - Receptividade
      
Sl 40.3 "E Pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor"
      
Devemos considerar que para desfrutar dos cuidados de Deus, é necessário permitir que tudo que procede dele esteja em nós, hoje temos algumas pessoas que querem tomar posse das bênçãos de Deus e se aproximam somente interessados em que irão receber, ou seja, pelo o que ele tem, e não pelo o que ele representa, amados se o Senhor não habitar em nós tudo fica sem sentido, tenhamos profundo desejo que ele coloque nas nossas vidas aquilo que necessitamos, pois como dizia o saudoso  Pr.Valdir Nunes Bícego, “... O melhor lugar para um homem estar é no centro da vontade de Deus," e acredito que quando estamos exatamente assim suas coisas fluem em nossas vidas e passamos a receber não somente um novo cântico, mas um novo viver (II Co 5.17), portanto se estivermos  na vontade de Deus, acharemos graça aos seus olhos e glorificaremos seu nome.

4 - Confiança

Sl 40.4 - “Bem aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança...”.
       
Vejamos aqui a Fé protagonizada em confiança que proporciona ao homem ser bem aventurado, alegre, feliz, realizado, pleno, satisfeito, abençoado, provido, sarado, alimentado, etc., hoje vivemos a chamada crise de identidade os crentes modernos saíram dos padrões Bíblicos e não mais vencem porque não confiam em Deus para superar seus obstáculos (Ef 6.16 - Tomando, sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno). Suas expectativas não estão em Deus e na sua Palavra, pois, foram vencidos pelo pecado, mornidão, desanimo e desobediência. Deus conhece todas nossas deficiências e não obstante tolerar algumas de nossas limitações, não significando que não queira nos mudar a seu tempo, fala de forma categórica e direta em (Hb 11.6) - “Ora, sem fé é impossível agrada lhe:...", como nos posicionar frente esta verdade Bíblica? Leitor não adianta vivermos uma vida de correrias e devaneios e não atentarmos para a nossa fé, desprovidos seremos das bênçãos de Deus se assim andarmos, vivemos o ápice dos conhecimentos científicos, os acessos à informação ao conhecimento estão latentes como nunca, comumente encontramos em nossas Igrejas, pessoas com Curso Superior, dotadas de fundamentos filosóficos, argumentos mil, inteligência, flexibilidade profissional, boa colocação social etc., mas ai vem à preocupação onde esta nossa confiança em Deus, alguns já não reconhecem que tudo do Senhor provém se valendo de suas habilidades se distanciando do criador e se tornando na verdade analfabetos espirituais. Confiemos no Senhor !

5 - Gratidão 
     
Sl 40.5 - ”Muitas são, meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco,...”.
     
Aqui um ponto importante a ser destacado,  Gratidão( Ebenezer) que significa pedra de ajuda, ou gratidão, é um termo em hebraico, local onde grandes operações de Deus aconteceram, onde os filisteus derrotaram os Israelitas ( I Sm 5.1), uma guerra que aconteceu na região de Canaã, para tomar a Arca da Aliança, mais tarde os israelitas venceram os filisteus e levantaram uma pedra a que chamaram de Ebenézer ( I Sm 7.12). Samuel, em comemoração a vitória disse a frase: “Até aqui nos ajudou o Senhor”, interessante ressaltar que se desconhece a localização da pedra, sabe o que vejo é que a gratidão não esta restrita a um ou a outro, a uma ou outra ocasião, trata-se de uma manifestação que deve perdurar em nós por tudo que Deus nos tem feito através de sua misericórdia, e assim continuemos firmes, pois, seus feitos são incontáveis.

6 – Obediência a Palavra de Deus 
  
Sl 40.8 - “Deleito-me em fazer a tua vontade, Ò Deus meu;...”.
Obediência, cada dia mais difícil de encontra-la, as pessoas tendem a não reportar-se a ninguém, o individualismo, a soberba, apostasia e falta de amor tem se proliferado com tanta intensidade que até mesmo os crentes não mais querem entrar pelo caminho da obediência, a própria Bíblia nos traz inúmeros exemplos de pessoas que não a priorizaram, a lista é grande, mas vamos citar alguns exemplos, Adão (Gn 3.11) “... comeste tu da arvore de que ordenei que não comesses? Saul (I Sm 15.11 )  ““... ele se virou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras...”, logo as famosas palavras de Samuel onde explicita categoricamente a vontade de Deus ( I Sm 15.22 ) “... Eis que o obedecer é melhor do que  o sacrificar...”, Sansão ( Jz 16.20 ) “... Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele. “, O Profeta Jovem ( I Rs 13.21 ) “... Visto que fostes rebelde à boca o Senhor e não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus te mandara;...”, ( vs.22) “... o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais. ( vs.24) “... e um leão o encontrou no caminho e o matou;...”, pois bem temos vários textos que nos mostrarão que todos que optaram em desobedecer padeceram observemos a palavra e desfrutemos do melhor para nossas vidas (Is 2.19) Se quiserdes e ouvirdes, comereis o bem desta terra. Não nos esqueçamos, ouvir + guardar = obedecer. Todos nós sabemos das consequências que os homens acima citados sofreram, mas chamo a vossa atenção já que o tema em questão trata dos cuidados de Deus, todos os quatro após suas atitudes ficaram desprovidos da presença de Deus, pense nisto e obedeça incondicionalmente.

7 – Pregar as Boas Novas de Salvação

Sl 40.9 - “ Preguei a tua justiça...”
Sl 40.10 - “ ...apregoei a tua fidelidade e a tua salvação: ...”
Vejamos a mesma disposição nas expressões dos dois textos, atraímos os cuidados de Deus quando fazemos a sua obra, Davi aconselhando seu filho Salomão que é um grande exemplo de alguém cuidado por Deus, indica em suas Palavras o segredo de um obreiro que Deus sempre guardou (I Cr 28.9) “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária;...”, (vs.10) “... esforça-te e faze a obra...”. Meus amados irmãos temos a responsabilidade de fazer a obra de Deus o mesmo nos deu a Igreja para tal (Ef 4.11) E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.  (Vs.12) Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Recebemos do Senhor Jesus a ordem para Pregar (Mc 16.15) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Ensinar (Mt 28.19) “Portanto ide, ensinai todas as nações,...” (Vs 20) Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;...”, se de fato desejamos atrair a atenção de Deus concernente ao mesmo cuidar de nós este é um dos caminhos (II Tm 4.2)        Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. É obvio que não são somente estas atitudes que norteiam nossa fé mais poderemos refletir partindo desse pressuposto, necessitamos dos cuidados de Deus e temos que agir de forma que seja uma realidade em nossa vida, caso contrário não tivemos um real encontro com Deus.


Pr.Uilson Lopes

Nenhum comentário: