terça-feira, 29 de janeiro de 2013





Rm 12.1,2
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade Deus.

Vs 1 - “ Rogo-vos...”, um apelo a algo indispensável para um relacionamento com Deus.
              
            Rogar = pedir com instância (insistência, urgência) Vemos aqui, um convite especial e emergencial.
Trata-se de um chamamento da parte de Deus aos seus filhos, nem todos se prontificam a atender e servir ao Senhor de todo coração, será que Deus pode contar conosco, qual será nosso posicionamento frente a esta questão?

“... pela compaixão de Deus ...”, misericórdia, amor exercitado, demonstrado, Paulo aqui traz a memória a maior ação de Deus para com o homem, O AMOR, que nos proporcionou Salvação e agora se nosso culto estiver na atmosfera do amor teremos comunhão sólida e duradoura dentro dos padrões divinos e com certeza iremos nos relacionar com o criador de forma satisfatória no dia a dia de nosso culto cristão.

“... que apresenteis o vosso corpo...”, é através do corpo, seus membros e manifestações que conhecemos o que reside no nosso  interior, ou seja, nossas ações. Quando nos consagramos e dedicamos a Deus todo nosso ser somos exclusivos para glória do seu nome, desencadeando uma ação dos dois lados, nosso desejo voluntário, e a contra partida da ação do Espírito Santo, que após encontrar lugar para processar em nós a consciência de prestar a Deus o verdadeiro culto, nos mostra a importância de pertencemos a ele, logo importa que de fato desfrutemos deste “pertencer” que  para algumas pessoas é surreal, pois, é tão comum hoje contemplar muitos abrindo mão de estarem juntos de Jesus, desprezam e não consideram que seus corpos não mais é um instrumento do pecado mas sim templo e morada do Espírito Santo.

“...sacrifício Vivo...”, não físico literal mas sim espiritual, no AT eram literais, hoje ainda o sacrifício esta dentro da perspectiva do culto cristão, ratifico é espiritual, invisível, porém perceptível e notado naqueles que de fato pertencem a Deus e que estão no seu altar. Vejamos a expressão vivo, com vida, vigor, alegria, funcionalidade, existente, influenciador, ativo etc.

“... santo...”, separado exclusivo, direcionado, Jesus em nossos dias é visto por muitos como ídolo, alguns são fãs de Jesus, o tem como um pop star, estrela dos cinemas, haja vista os shows gospel, baladas, arraiais de Cristo, pancadão de Jesus, quermesses com crentão etc, mas errando o alvo principal ser propriedade peculiar, vaso de honra, escolhem ser ridicularizados ao invés de respeitados por serem diferentes (imagem de Cristo), logo nunca poderão oferecer ao Senhor um culto aceitável, pois existe a mistura, adulteração e o pecado que os distanciam de Deus( Is 59.1,2).

“... agradável...”, que agrada, traz felicidade, alegria. Deus merece o melhor de nossa devoção, respeito, obediência, honra e acima de tudo receber algo que lhe proporcione continuar estar conosco, que o Espírito Santo nos conduza sempre a uma vida aceitável aos olhos de Deus, porque sua presença é indispensável em nossa jornada (Ex 33.15).

“... que é o vosso culto racional.”, com consciência, entendimento, inteligência, voluntariedade, aceitação etc.
Racional = razoável, inteligente, isto é, que saiba o que esta fazendo.
Alerta aos cultos barulhentos, pessoas caindo, supostos arrebatamentos de sentidos sem sentido, Deus não é Deus de confusão e seu Espírito é Santo e ordeiro. Fujamos dos exageros, pois os dons do Espírito repousam sobre a Igreja e sempre que o mesmo achar necessário se utilizar de um de seus vasos ele tem liberdade, pois pertencemos a ele, mas tudo trazendo edificação para Igreja e não escândalos com inovações sem respaldo bíblico.  

Vs 2 - “ E não vos conformeis com este mundo...”,
Mundo = Gr. “ kosmos “ = ordem das coisas, sistema, funcionamento, tendências, consenso mundano, opinião da maioria pecadora etc.
Século = Gr. “ aion “ = pensamento predominante, tendência geral errônea, os dois termos estão interligados quanto seu significado. Conformar =  entrar no formato do mundo.

“... mas transformai-vos...”, verbo” metamorphoo”, Gr. transfigurar-se, sofrer mudança (metamorfose).

“... para que experimenteis...”, Deus tem para nós coisas excelentes, agora quem decide se passa por esta experiência somos nós, Deus nos deixa claro em sua palavra que sempre busca surpreender nossa fé, será que estamos dispostos ao desafio a nós apresentado ou ficaremos com as coisas que este mundo tenebroso nos oferta, lembremos as coisas de Deus são boas, perfeitas e agradáveis, pense nisto.
Amém

Pr. Uilson Lopes

Nenhum comentário: